O que é segurança da informação e a diferença para segurança em TI

Estar atento aos avanços tecnológicos é, sem dúvida, imprescindível para as empresas. No entanto, paralelo a isso, a atenção com a segurança da informação e a segurança em TI deve ser cada vez maior. Esse crescimento pode ser visto por meio da comparação entre os gastos nas diferentes áreas.

Em 2017 as estimativas do Gartner para as despesas globais com tecnologia previam um investimento de US$ 3,5 trilhões, considerando questões como data center, softwares, serviços, entre outras aplicações.

Por outro lado, os investimentos em segurança da informação atingiram US$ 81 bilhões em 2016, sendo que as principais áreas que receberam aportes são para testes, outsourcing em TI e prevenção de dados.

Segurança da Informação X Segurança em TI

Dentro de uma política empresarial, a segurança da informação é apenas uma das preocupações relacionadas à segurança em TI. O setor é responsável por garantir que os sistemas, assim como a infraestrutura, suportem a atividade do dia a dia, o crescimento, as demandas e as perspectivas futuras de um negócio.

Em um mundo no qual a tecnologia ganha cada vez mais espaço, é preciso garantir que as companhias tenham suporte operacional para suas demandas. 

A TI é justamente quem vai apoiar o surgimento de uma área de segurança da informação. Enquanto a segurança de TI responde pelos cuidados com as máquinas e com o hardware, a segurança da informação protege os softwares e as informações que circulam por ele.

Segurança da Informação: o que é?

Cada empresa determina a melhor maneira de definir a sua própria segurança da informação, suas camadas e protocolos. Para isso, aposta em um conjunto de ferramentas, serviços e soluções, que devem ser adaptadas para o seu segmento e negócio. Além disso, define também estratégias e políticas de segurança voltadas à prevenção de incidentes e boas práticas, tais como:

– Proteção e prevenção a ataques virtuais

– Prevenção e detecção de vulnerabilidades em TI

– Proteção de informações disponíveis na nuvem ou outros ambientes virtuais

– Implementação de políticas sobre os dados empresariais

– Controle de acesso às informações empresariais

O principal objetivo desta prática é ser mais efetiva na confiabilidade de sistemas, assim como garantir a disponibilidade e a integralidade dos dados em qualquer circunstância.

Política de segurança da informação

Para que a segurança em TI e a segurança da informação tenham sucesso, é preciso que a empresa monte uma política de segurança da informação que envolva todos os departamentos e colaboradores em prol de um mesmo objetivo: a garantia de que os dados empresariais não sejam violados.

Nesse contexto, é necessário fazer investimentos e estabelecer regras, como criar normas para colaboradores, investir em aplicações e soluções adequadas para cada demanda e preparar um fluxograma e soluções. Assim é possível saber como proceder caso algo de errado seja detectado.